30nov

CONTROLE DE CUSTOS E QUANTIFICAÇÃO EM OBRAS

1.1  Introdução:

O Orçamento é uma das mais importantes áreas no negócio da construção civil e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa construtora ou do construtor, é um documento com informações físicas e financeiras, que serve de base para fixação do preço de um determinado projeto, e determina ou estima os custos envolvidos na realização de um empreendimento, antes mesmo de ser executado, possibilitando a visualização do preço de cada material e serviço, permitindo criticar valores e ajustar à realidade.

O projeto orçamentário de uma obra é de extrema importância, pois significa identificar previamente o custo global que esta obra deverá resultar ao seu final e assim poder identificar se o empreendimento é viável ou não orientando a diretoria da empresa e o empreendimento é viável ou não orientando a diretoria da empresa e o engenheiro responsável pela obra quanto às decisões a serem tomadas para o cumprimento de custos e prazos, e o consequente sucesso do empreendimento.

Mostrar que é possível elaborar um orçamento preciso, utilizando os fundamentos e conceitos (Paramétrico, Sintético e Analítico) e metodologia de cálculo para extração de quantitativos dos projetos por meio de tabelas auxiliares de levantamento com respectiva memória de cálculo e técnicas eficientes, definindo o Preço de Custo, as Despesas Indiretas (BDI) e Valor Geral de Vendas (VGV).

1.2  Ementa do Curso:

1.     Identificação de serviços-EAP (Estrutura Analítica de Projetos)

·       Conceito Geral de Gerenciamento de projetos;
·       Quantificação de serviços em projetos;
·       Composição de Custos Unitária;
·       Utilização da composição de custo;
·       Leis Sociais;
.        Licitação;
·       BDI;

2. Planejamento da Obra

·     Cronograma físico;
·     Cronograma físico-financeiro;
·     Gerenciamento de Valor Agregado;
·     Curva ABC;
·     Controle de Obra;
·     Análise de Desempenho

3. Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária: NBR 12.721/2006

Aplicação de dos itens descritos em um projeto real para realização de um orçamento real na construção civil.

1.3 Público Alvo: Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Técnicos em Edificações e Profissionais que atuam na área de orçamento de obras e licitações em empresas de engenharia. (Graduados ou graduandos).

1.4  Carga Horária: 40 horas.

1.5 Docente:  Prof.ª Eng. Erika Sakai (Graduada em Tecnologia da construção civil pela UNICAMP, Graduada em Engenharia civil pelo OBJETIVO e Mestre em Engenharia Civil pela UFG. Diretora e sócia da Sakai Consultoria e Hoshin Desenvolvimento Imobiliário. Consultora de implantação de sistema ERP, aplicações em Lean Construction, Auditorias internas, sistema de gestão da qualidade e indicadores gerenciais. Professora de graduação desde 2011 e de pós-graduação desde 2016. Atua no mercado de trabalho desde 2001 e na área de orçamento e controle de obra desde 2007).