Eventos

30nov

Projetos Complementares: Estrutural, Elétrico, Hidrossanitário e Sistemas de Combate ao Incêndio

1 Introdução:

     Para quem quer trabalhar com a construção civil, a carreira de projetista é uma opção que pode ser bastante rentável. Cada vez mais o projeto é valorizado, pois se for eficiente, evita o desperdício de materiais, viabilizando o empreendimento. Isso sem contar a compatibilização, que orienta a execução para que não surjam improvisações no canteiro de obras, evitando futuros incômodos.

     Mesmo sendo comum em qualquer projeto de grande porte ou obras de habitação coletiva, a importância dos demais projetos complementares em obras de pequeno porte ainda é uma cultura que está sendo implantada no nosso país. Tão importante quanto os projetos arquitetônico e estrutural, os demais projetos complementares surgem com um horizonte pouco explorado e com potencial para carreiras rentáveis e bem sucedidas, seja na elaboração de novos empreendimentos ou em reformas.

     Os projetos complementares para residências e prédios são um campo riquíssimo a ser explorado. A cultura está em implementação, à integração de projetos é uma importante aliada e o momento econômico do país completam o ambiente propício para o fortalecimento desse nicho. O profissional que apostar nessa tendência certamente se destacará no mercado.

2  Ementa do Curso:

O curso abordará um projeto real nas respetivas áreas “Estrutural, Elétrica,  Hidrossanitária e Sistemas de Combate ao Incêndio”, com a utilização do software BIM, que oferece a compatibilização dos subsistemas, que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta. O aluno conseguirá dimensionar os projetos com total precisão e gerar quantitativos com maior agilidade, aumentando assim, a eficiência do projeto, otimizando prazos e custos.

3 Público Alvo:  Arquitetos, designers, engenheiros, projetistas de arquitetura, alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

4 Carga Horária: 40 horas

5 Docente: Especialização em Avaliações em Pericias de Engenharia. Mba Executiva em Gerência de Projetos. Atuação profissional recente: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é diretora da REIS CAMPOS ARQ E ENG. LTDA, professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Perícias, atuando principalmente nos seguintes temas: norma 15.575, inspeção predial, sustentabilidade, avaliações e pericias e hidro-sanitário. Especialista em Avaliação e Pericia de engenharia com ênfase em construção civil, MBA em Gerencia Executiva de Projetos atuando em planejamento, controle e execução de obras