Petrobras vai gerar 28 mil vagas no Rio Grande do Sul

Jornal do Comércio RS

A construção de oito cascos de navios-plataforma da Petrobras pela empresa Engevix Engenhariavai movimentar o mercado de trabalho de Rio Grande e região. Com investimentos de US$ 3,46 bilhões, as obras vão garantir emprego direto a 7 mil trabalhadores, no pico de produção, previsto para 2012, e a mais 21 mil ligados a empresas que prestam serviços indiretos.

Os contratos foram anunciados na última quinta-feira pela Petrobras. As plataformas flutuantes construídas pela Engevix, tipo FPSO, montadas em cascos de navios, serão utilizadas na exploração de petróleo da camada pré-sal, e são projetadas para produzir, armazenar e transferir óleo e gás. Cada uma terá capacidade para processar diariamente até 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. A previsão é que os dois primeiros cascos sejam entregues em 2013 e os demais ao longo de 2014 e 2015.

O diretor-executivo da Engevix, Gerson Almada, afirmou que a mão de obra será local, com aproveitamento de moradores da região. Haverá treinamento específico para cada tipo de tarefa e serão chamados alunos dos cursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Até o primeiro semestre de 2011, serão criadas 1.500 vagas, em sua maioria para soldadores.

A ideia da empresa é aproveitar até 75% de profissionais da região. Trabalhadores já estão sendo cadastrados para contratações em parceria com as prefeituras de Rio Grande e Pelotas. Não está prevista a importação de mão de obra. Nós estamos com um programa de treinamento muito forte envolvendo o Prominp e as universidades locais. O Rio Grande do Sul tem uma tradição em polo metalmecânico e estamos fazendo uma reciclagem dessas pessoas para a indústria naval , afirmou Almada.

Com a construção dos oito cascos para Petrobras, a Engevix deve obter um aumento de 100% em seu faturamento, passando de R$ 1,5 bilhão para R$ 3 bilhões. As obras contribuirão para a utilização de 100% da capacidade do primeiro estaleiro da empresa em Rio Grande, além de 10% da área do segundo. No entanto, segundo Almada, a Engevix já está buscando uma área retroportuária onde investirá cerca de R$ 30 milhões na construção de um novo estaleiro, que seria utilizado para as próximas concorrências.

Cada casco vai utilizar 40 mil toneladas de aço, terá 8 mil toneladas de tubulações e abrigará 10 mil toneladas de equipamentos. O porte da encomenda vai envolver nada menos do que 100 empresas subcontratadas, segundo o executivo da Engevix. Metasa, Icec e Usiminas estão entre as companhias que devem fazer parte da obra. Porém, as montagens serão feitas por equipes próprias da Engevix, explica Almada. As duas primeiras plataformas já começarão a ser produzidas em 2011. Para janeiro estão previstos os primeiros carregamentos e, para março, o início da construção dos cascos.

1. Tiago Mateus moraes Veiga on

As vagas para soldadores serão só para quem mora em Pelotas e Rio Grande? sou de São Francisco de Paula RS. gostaria de trabalhar na Petrobras!!!

2. Gostaria de trabalhar de soldador ou de inspetor de qualidade nas plataformas em Rio Grande, como fasso para conseguir me increver??

3. Elomar s da silva on

Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar na area de solda pois tenho um pouco de esperiencia na area . pois trabalho na manutençao de maquinas e instalasçao de ar split

4. ola bom dia olha eu estou aposentado eu era motorista de carreta bitrem e tive um avc mas agora craças adeus estou bm mas gotaria de ter uma opurtunidade faser alguma coisa de util eu tenho so 5 serie mas ja rodei muito aqui pelo brasil c tiver alguma coisa que eu poiça faser ai eu agradeço eu não aguento mais ficar em casa ok obrigado

5. joao carlo nunes on

tenho uma pequena firma metalurgica no r.j mais sou do r.s tenho 8 funcionario presto servico para uma fabrica de alimentos fas 3 anos mais quero voltar para o riogrande trabalho com solda mige argono trigre calderaria tenho 1 torneiro trab. tulacao peunomatca silos metalicos montegem em geral ar copremido queria se for pocivel agregar numa firma maior em rio grande

6. Bom dia eu me chamo Roberto gostaria de uma oportunidade de emprego ja enviei varios corriculo mas não obtive esito sou profissional na area de lixadeira tem varios golega que ja forão chamado e eu nada tenho tres filhos e tou parado tem quatro meses. ja trabalhei na empresas consorcio GDK E SINOPEC / MONTEC MONTAGEM TECNICA LTDA / ALPHATEC S/A / CONSORCIO ODEBRECHE TECHINT / SINOPEC INTERNATIONAL PETROLEUM SERVICE DO BRASIL LTDA E VARIAS. tenho varios curso sebase/ primeiro socorros/ trans e movimentasão de cargas/ abrasivas/ escolaridade formação geral / telefone [75] 91577128 pode ser nas prestadoras de serviço. esse email e´demeu filho o meu ta broqueado. Espero respostas

7. Bom dia eu sou a mesma pessoa o Roberto eu queria muito trabalha em um dique seco é um sonho pode ser ate de ajudante com o meu desenvolvimento ganho uma promoção o importante é eu ta empregado moro em Entre rios é um interior da bahia não tem emprego só trabalho fora Espirito santo/ macaé/ minas gerais São paulo/ agora quero conhecer Rio grande do sul com fé em Deus e com a oportunidade que todos podere me da pos eu não odecepcionarei prometo. Um dos meus filho é especial ele fica muito agitado toma remedio caro venho apela pelo uma vaga para que eu possa compra as coisinhas dele. telefone [75] 91577128 ficarei grato por quem me gera uma vaga não só eu toda minha familia. obrigado a todos que podere me ajudar.

8. como proceder para cadastro de emprego na area de manutenção ou montagem ,pois tenho crea – rs192123 – tecnico em mnautenção de aeronaves
    interpretação de plantas
    soldagem
    eletrica