AS MUDANÇAS NA NOVA EDIÇÃO DA ISO 9.001:2015

26/10/2016

Vieira, Marielle Felix1; Bolina, Cecília de Castro²

1Engenheira Civil;  2 Professora Dra. da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

RESUMO

A ISO 9.001 é norma internacional de gestão de qualidade para organizações em geral. Ela permite demonstrar o compromisso das Organizações com a Qualidade e satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e acompanhamento do mercado em constante evolução. O objetivo do trabalho é apresentar, analisar e discutir as mudanças na norma internacional de Gestão da Qualidade ISO 9.001 no ano de 2015. Os resultados obtidos com envolvidos na área, auditores e engenheiros apontaram que a sua revisão foi um grande passo, atualizando a norma com as práticas e necessidades atuais do mercado, onde se tem consumidores cada vez mais exigentes, assim como surgem a cada dia novas tecnologias e novos tipos de serviços.

Palavras-chaves: ISO 9.001:2015, Norma, qualidade, gestão, certificação.

INTRODUÇÃO

O principal objetivo da ISO é o de promover a padronização do gerenciamento dos sistemas de gestão da qualidade de forma universal, essa padronização surgiu para indústrias e com foco em fabricação, mas hoje a norma é abrangente, e visa todo tipo de organização, um “produto” na ISO pode significar objeto, serviço ou software.

O Secretário-Geral da ISO Kevin McKinley explica: A "ISO 9.001 permite que as organizações se adequam a um mundo em mudança. Ela aumenta a capacidade de uma organização para satisfazer seus clientes e fornece uma base coerente para o crescimento e o sucesso sustentado” (ISO, 2015; COUTINHO, 2015). O objetivo do trabalho é apresentar, analisar e discutir as mudanças na norma internacional de Gestão da Qualidade ISO 9.001 no ano de 2015.

DESENVOLVIMENTO

As informações a seguir foram coletadas por meio de opiniões de agentes envolvidos nos setores com o sistema de gestão de qualidade. O sistema de gestão de qualidade (SGQ) define como a organização pode satisfazer as exigências dos clientes e outras partes afetadas pelo processo (ISO, 2015).

A ABNT NBR ISO 9.001 baseia-se em sete princípios de gestão da qualidade. Segundo a ISO 2015, seguir estes princípios garantirá que a empresa ou negócio estará apta a gerar valor a seus clientes de forma consistente. Com estes sete pilares consolidados, implementar um sistema de gestão da qualidade ficará mais fácil.  Os sete princípios de gestão da qualidade são: Foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência, gestão de relacionamento. A seguir são apresentadas ao longo dos anos as versões existentes da ISO 9.001:

• ISO 9.001 - 1987 - visava assegurar a qualidade final do produto através de inspeções puras e simples.
  • ISO 9.001 - 1994 - tinha a garantia da qualidade como base de certificação e trouxe “as ações preventivas” para o vocabulário das empresas.
  • ISO 9.001 - 2000 – criada para solucionar problemas das normas anteriores que acabavam sendo muito burocráticas, mas com poucos resultados práticos.
  • ISO 9.001 - 2008 - O foco aumenta para resultados e melhoria contínua.
  • ISO 9.001 - 2015 - lançada como prevista no dia 23 de setembro de 2015 substituindo anterior ISO 9.001: 2008.

A edição de 2015 apresentou importantes mudanças, Nigel Croft, presidente da subcomissão ISO que desenvolveu e revisou a norma, se refere como um "evolucionário em vez de um revolucionário" do processo: “Estamos apenas trazendo a ISO 9.001 firmemente para o século 21. As versões anteriores do ISO 9.001 foram bastante prescritivas, com muitos requisitos para procedimentos documentados e registros. Nós agora fomos um pouco mais longe, e a ISO 9.001: 2015 é ainda menos prescritiva do que sua antecessora, concentrando-se sobre o desempenho. Temos conseguido isso combinando a abordagem de processo com o pensamento baseado no risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act (Planejar, Executar, Verificar e Agir) em todos os níveis da organização.” (ISO, 2015; COUTINHO, 2015).

No quadro 1 são apresentados as terminologias da norma ISO 9.001 dos anos de 2008 e 2015:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui - se que a última revisão da norma trouxe como principal mudança à alteração de sua estrutura, tornando mais fácil o uso de diversos sistemas de gestão. O foco dado ao pensamento baseado no risco é lidado de forma mais estruturada. Enfim, essa revisão se tornou mais acessível a todos os tipos de empresas e organizações incluindo as orientadas a serviço. Para manter a sua certificação ABNT NBR ISO 9.001, deve-se atualizar o seu sistema de gestão da qualidade para a nova edição da norma e obter sua certificação.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2015). ABNT NBR ISO 9.001 - Sistemas de gestão da qualidade. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/jcaruso/apostilas/iso9001.pdf. Acessado em outubro 2015.

COUTINHO, Roberto. ISO 9001:2015 – Publicada! Disponível em: http://www.larcconsult.com.br/iso-9001-2015/. Acessado em: setembro 2015.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION ISO. (2015). Reaping the benefits of ISO 9.001. Disponível em: http://www.iso.org/iso/home.html. Acessado em: setembro 2015.