Cursos

Ferramentas de Suporte à Tomada de Decisão em Problemas de Saneamento

30/06/2020

CURSO PROMOVIDO PELO SENGE-GO
Faça sua inscrição abaixo

DATA DO CURSO SERÁ ADIADA

Descrição do Curso:
A existência de problemas cada vez mais complexos no setor saneamento, caracterizados por incertezas de diversas naturezas, existência de conflitos e investimentos de porte elevado, requer o planejamento, em longo prazo, do projeto e da operação dos sistemas. Tal planejamento envolve a aplicação e a avaliação de técnicas quantitativas e, para isso, o curso visa introduzir os conceitos e as ferramentas de suporte à decisão considerando critérios únicos e/ou múltiplos para a resolução de problemas práticos nas áreas de saneamento e recursos hídricos, tanto na fase de projeto quanto na operação dos sistemas. As análises envolvem critérios distintos e, geralmente, conflitantes como economia, política, aceitação social, aspectos ambientais e jurídicos. Assim, e frente ao desenvolvimento atual do setor saneamento, os profissionais necessitam dominar técnicas de solução de problemas complexos de Engenharia a partir da abordagem sistêmica e do uso de técnicas computacionais agregadas à modelagem dos sistemas.

Ementa:
1) Introdução aos problemas clássicos de tomada de decisão em sistemas de saneamento;
2) Introdução às técnicas de otimização - programação linear, programação não-linear, busca direta, programação dinâmica - aplicadas a problemas típicos de objetivo único;
3) Técnicas de otimização considerando objetivos múltiplos (contínuos e discretos);
4) Utilização de ferramentas de suporte à decisão considerando critérios únicos e/ou múltiplos para a resolução de problemas práticos na área de saneamento, tanto na fase de projeto quanto na operação dos sistemas.

Currículo do Professor:
*Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000)
*Mestrado e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP (2003 e 2007)
*Pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal.
-Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de distribuição de água, perdas em redes de distribuição de água, transitórios hidráulicos e modelos para otimização aplicados a problemas de planejamento de recursos hídricos.
-É professor associado da Universidade de Brasília, onde ministra aulas para os cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e de pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.

Carga horária:
16h (sexta e sábado das 8:00h às 18:00h) com 2h para almoço.

Investimento:
R$ 450,00 (filiados ao Senge-GO)
R$ 750,00 (não filiados)

Local:
Auditório do Senge-GO
(Avenida Portugal, 482 no Setor Oeste em Goiânia)


Ficha de Inscrição


     






Veja outras publicações
GOIÂNIA
(62) 3251-8181 / (62) 3251-8967
Avenida Portugal, 482
Setor Oeste - CEP: 74140-020
ANÁPOLIS
(62) 3976-1491
Av. Franklin Roosevelt, Qd G-2 Lt 6
St. Nossa Senhora D Abadia - CEP: 75120-460