ASSISTA LIVE: Projetos de Malhas de Aterramento para Usinas Fotovoltaicas

15/04/2021

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), através da Diretoria de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Acessibilidade, lançou no dia 07 de abril o projeto:
Engenheiro conectado ao mercado de trabalho”.

Sua primeira palestra teve como tema: “Malhas de aterramento para usinas fotovoltaicas” e foi realizada pelo professor Beleeiro, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

LIVE com Prof. Dr. Antônio Cesar Baleeiro 07 de ABRIL / 19H30

Participaram da Live o Presidente do Senge-GO, Gerson Tertuliano e também o diretor de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Acessibilidade do Senge-GO, Fabrício Ribeiro.

whatsapp_image_2021-04-07_at_20.26.31

A primeira palestra trás o tema “Malhas de aterramento para usinas fotovoltaicas” e será ministrada pelo professor Baleeiro

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), através da Diretoria de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Acessibilidade, lançará no dia 7 de abril, às 19:30, no canal da PoliUFG no Youtube, o projeto: “Engenheiro conectado ao mercado de trabalho”.

Sua primeira palestra tem como tema: “Malhas de aterramento para usinas fotovoltaicas” e será ministrada pelo professor Beleeiro, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Os assuntos tratados na live serão:

Finalidades do aterramento em UFVs;

Tipos de aterramentos: funcional, de proteção e para descargas atmosféricas;

Práticas quanto ao projeto de malhas;

Dados necessários para um projeto de aterramento de UFV: curtos-circuitos, resistividade do solo, etc;

Cálculo dos critérios de segurança;

Análises do desempenho da malha e ferramentas computacionais;

Aspectos construtivos: corrosão eletroquímica, uso dos pilares, etc;

Normais técnicas nacionais (NBR 16.690:2019) e recomendações do IEEE: 2778:2020 e 80:2013;

Principais dificuldades de projeto e como solucionar.

O projeto idealizado pela EFICENG Capacitação e Consultoria visa o aprimoramento e inserção no mercado de trabalho dos profissionais da engenharia através da realização de lives, workshops e cursos de capacitação. Conta com as parcerias da PoliUFG, Crea-GO e Ministério Público.