Notícias

Auditores-fiscais do trabalho embargam obra de construção do corredor LESTE-OESTE

30/06/2020

            Os Auditores-Fiscais do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO), embargaram, na última sexta-feira (26.06), a obra de construção do corredor Leste/Oeste, compreendida entre a Rua 74, centro de Goiânia-GO, até a Rodovia GO-403, acesso à Senador Canedo-GO.

            Nas frentes de trabalho laboravam cerca de 40 (quarenta) trabalhadores, em condições bastante precárias e com riscos de se tornarem vítimas de acidentes e doenças. As principais irregularidades constatadas foram a falta de medidas preventivas relacionadas ao coronavírus e o risco de soterramento de trabalhadores em atividades de escavação e construção de galerias pluviais.

            Em referência ao risco de contaminação da Covid-19, os Auditores verificaram que os trabalhadores tomavam água no bico das garrafas térmicas, as quais eram compartilhadas; havia intensa aglomeração durante as refeições, com trabalhadores ao lado um do outro; completa ausência de água e sabão para lavagem das mãos; ausência de instalações sanitárias, tendo os trabalhadores que fazer suas necessidades fisiológicas no meio do mato ou pedirem aos moradores próximos. Ainda foram constatadas deficiências na orientação aos trabalhadores sobre os riscos da CO VID-19 e no fornecimento de máscaras e de álcool em gel.

            Quanto ao risco de soterramento, constatou-se trabalhadores executando atividades de nivelamento e montagem de redes pluviais, em escavações de até 6 m (seis metros) de profundidade, ao lado de aterros (taludes) sem as necessárias medidas técnicas de contenção, o que ocasionava riscos de desmoronamento e, consequentemente, de soterramento dos trabalhadores.

             Outra grave irregularidade era a falta de sinalização e proteção das valas, situação que coloca em perigo não só os trabalhadores da obra, mas também os moradores da região, uma vez que podem vir a cair nessas crateras durante à noite.

            Segundo a Superintendente Regional do Trabalho em Goiás, em exercício, Sebastiana Batista, estão em fase de elaboração mais de 20 autos de infração e  a obra foi paralisada , somente após adoção das medidas preventivas relacionadas no Termo de Embargo será ser feito o levantamento da medida restritiva.    

            Apenas as obras de construção do viaduto da Marginal Botafogo não foram embargadas, uma vez que pertence a outra construtora e as condições estavam dentro do que exige a legislação.

Pauta: AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO EMBARGAM OBRA DE CONSTRUÇÃO DE LESTE-OESTE

Local da entrevista: SRTb/GO – Av. 85, 887, Setor Sul

Jornalista responsável: Elizabeth Venâncio – 62 3227-7012 ou 62 98225-7571

 



Veja outras publicações
REDES SOCIAIS