Como faço para participar do Sindicato e como são inseridas as lideranças no Sindicalismo?

03/11/2016

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE-GO) representa e defende os profissionais da área de Engenharia, além de participar de todos os movimentos e debates pertinentes à classe. Para participar da entidade basta se filiar para acompanhar todas as ações, participar delas e usufruir dos benefícios como associado.

O DIAP informa ainda que qualquer trabalhador, filiado ou não, pode acompanhar as ações do sindicato representativo de sua categoria profissional. Porém, para ser dirigente é preciso estar filiado à entidade. A luta sindical requer consciência e disposição para o trabalho coletivo em defesa de uma classe.

Já a explicação para ser uma liderança sindical é que o profissional deva se filiar, participar ativamente do Sindicato, desenvolver um senso crítico, além de estar informado sobre os temas de interesse de sua categoria. O DIAP mostra que para alguém despontar como liderança além da capacidade de argumentação e mobilização, é preciso ter disposição para o trabalho sindical, definido como exaustivo e gratificante, pelos resultados que podem trazer em benefício dos trabalhadores.

Conheça mais sobre o SENGE-GO e participe você também das lutas!