Crea-GO realiza workshop sobre aprovação de projetos de edificações na próxima sexta

28/09/2016

Nesta sexta-feira (30), das 08h às 17h45, o Crea-GO e a Prefeitura de Goiânia promovem, no auditório do Conselho, workshop sobre “Aprovação de projetos de edificações e modelo de calçadas acessíveis em Goiânia”.

Direcionado aos profissionais de engenharia civil, atuantes nas áreas de projetos e de execução de edificações e aos funcionários da Secretaria de Planejamento responsáveis pela análise aprovação de projetos e concessão de habite-se, o evento contará com duas palestras pela manhã. A primeira com a temática “Conscientizar para incluir” será ministrada pela superintendente Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira. Logo após, o engenheiro Alex Cysneiros, membro da equipe da área de fiscalização da Prefeitura falará sobre “Modelos de calçadas universalmente acessíveis”.

No período vespertino, os participantes contarão com os procedimentos relacionados à “Aprovação de projetos de edificações (legislação)”, com as presenças dos engenheiros Edson Gomes Ribeiro e Célio Nunes dos Santos. Logo em seguida será realizado um debate sobre aprovação de projetos com a arquiteta Maria Heloísa Morué, diretora de análise e aprovação de projetos na Seplanh e a equipe da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão.

As vagas são limitadas e podem ser feitas no site do Crea-GO: http://bit.ly/2dzPAq9 e o investimento são 2kg de alimentos não perecíveis. Na ocasião será lançada a Cartilha “Calçada Acessível”. A iniciativa é do Crea-GO que conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e Prefeitura de Goiânia. Ela apresenta os critérios técnicos para a adequação ou construção de calçadas, de forma que a mesma ofereça condições à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida de se locomover e realizar suas atividades de forma independente e segura, como o disposto na Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

O conteúdo da cartilha sugere procedimentos para tornar as calçadas mais acessíveis, como rebaixamento e sinalização tátil e visual no piso (sinalização tátil direcional e sinalização tátil de alerta). O material apresenta ainda um modelo de corte da calçada, com rampas dimensionadas conforme as Normas Técnicas da ABNT e o Código de Edificações do Município.