Drenagem Urbana é tema de workshop no Crea-GO

04/11/2016

No dia 09 de novembro, das 14h às 19h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), por meio do Grupo de Trabalho para Desenvolvimento de Projetos Sustentáveis (GTDPS) promove, no auditório do Conselho, o Workshop sobre Drenagem Urbana.

O objetivo é disponibilizar ideias que possam contribuir no plano de ação do poder público, encaminhar propostas que possam resultar em efetiva solução ou mitigação de problemas existentes e reabrir a discussão sobre o tema drenagem urbana, importantíssimo para Goiânia e outros municípios do Estado. A programação é composta por três palestras e uma mesa redonda que irão integrar temas atuais, práticas modernas e estudos de caso.

A professora, engenheira civil Eufrosina Terezinha Leão falará em sua palestra sobre o “Controle de águas pluviais: alternativas de drenagem com infiltração”, apresentando as vantagens do uso de sistemas de controle na fonte com destaque para infiltração de água no solo e os modelos de sistemas de infiltração, e fará uma avaliação da capacidade de infiltração de diferentes tipos de solos baseado em ensaios de campo e laboratório, além da identificação do solo local e características da bacia.

Já o engenheiro civil, Maurício Martines ministrará a palestra “Poços de Infiltração de Águas Pluviais” abordando a drenagem urbana: escoamento superficial versus infiltração, o que governa o processo de infiltração, as estruturas de infiltração, as propostas de infiltração no Plano Diretor e as recomendações para projetos.

Joel Avruch Goldenfum, engenheiro civil irá ministrar palestra sobre “Drenagem Urbana” evidenciando os conceitos básicos sobre inundações, alagamentos, especificamente em Goiânia, impactos da urbanização, medidas de controle, sustentabilidade em drenagem urbana, Plano Diretor de Drenagem Urbana e desafios e soluções para o futuro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Crea-GO no link “Mais Capacitação”. Será oferecido certificado no próprio site do Conselho. Informações: (62) 3221-6282.