Palavra do Presidente 23.06

23/06/2022

As dificuldades financeiras que o movimento sindical brasileiro atravessa agravou-se muito mais do que no  inicio deste governo, em função de todas as dificuldades enfrentadas pelos sindicatos. Aplicada durante o ano de 2018 a reforma trabalhista diminuiu substancialmente a capacidade de realização, não só dos sindicatos, como também de Federações, Confederações e Centrais Sindicais. E esse quadro tende a se agravar com propostas de novas reformas trabalhistas pretendida pelo governo federal, que estão sempre tramitando e rondando o Congresso Nacional.

Ainda que em um momento incerto como o que se apresenta no cenário nacional, nossa jornada de luta baseia-se no fato de termos a convicção da possibilidade de alterar o quadro de arrecadação das entidades, por meio do trabalho de convencimento, não só do Governo, mas em especial das nossas bases representadas, mostrando as perdas com a diminuição das atividades sindicais representativas, enfraquecendo os ganhos e os direitos dos profissionais também enfraquece a sociedade e a nação como um todo.

A legalidade e legitimidade das entidades sindicais têm que ser demonstradas e compreendidas de forma que a atuação do Governo Federal, reveja as politicas de desmonte do sindicalismo um dos pilares da democracia representativa dos trabalhadores

Temos que resistir e nos manter ativos e atuantes  nos nossos objetivos, para que quando essa onda contrária ao movimento sindical cessar, possamos estar preparados para avançarmos em nossas atribuições sindicais.

Nossa luta sindical  deve ser entendida que o momento atual exige nossa participação ativa no cenário politico para mudar este estado de coisas.

Nossa luta deve ser para que haja uma politica de estado que contemple principalmente a infraestrutura, a saúde e a educação com metas e planejamento.

Especificamente na área das engenharias nossa luta capitaneada pela FNE a curto prazo vai no sentido de  que se estabeleça uma carreira de estado na engenharia de sorte a atuarmos no governo com projetos, ideias, planejamento e desenvolvimento nacional .

Saudações Sindicais

Eng. Eletricista e Segurança do Trabalho Gerson Tertuliano