Notícias

Por que lavar as mãos é tão importante quanto dizem os médicos?

26/05/2020

Com a disseminação do coronavírus, autoridades de saúde enfatizam a importância de lavar as mãos. Uma microbióloga explica por que isso faz a diferença.

Conforme a ameaça do coronavírus cresce, os centros de controle e prevenção de doenças e outros órgãos de saúde pública estão destacando a importância de lavar as mãos.

A prevenção se torna essencial para deter a disseminação do vírus, uma vez que não há vacina para preveni-lo e nem antivirais para tratá-lo. Como uma solução tão simples e não tecnológica pode fazer diferença?

Lembre-se: o coronavírus se espalha facilmente por microgotas da respiração, tosse e espirros. Como nossas mãos tocam muitas superfícies, elas podem pegar micróbios, incluindo vírus. Então, tocando nossos olhos, narizes e bocas com as mãos contaminadas, os patógenos podem infectar o corpo.

Como microbióloga, penso muito sobre micróbios, como bactérias e vírus, e como eles interagem com hospedeiros animais, seja para mantê-los saudáveis, seja para causar doenças. Fiquei chocada ao ler um estudo que indicava que 93,2% de 2.800 entrevistados em uma pesquisa não lavavam as mãos depois de tossir ou espirrar.

Por isso, é importante explicar como lavar as mãos diminui o número de micróbios nelas e ajuda a prevenir a disseminação de doenças contagiosas.

Continue lendo em: NEXO JORNAL

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/externo/2020/03/09/Por-que-lavar-as-m%C3%A3os-%C3%A9-t%C3%A3o-importante-quanto-dizem-os-m%C3%A9dicos
© 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA.

 



Veja outras publicações
REDES SOCIAIS