Reforma da Previdência é tema de mesa redonda promovida pelo DIEESE

23/11/2016

Objetivo foi apresentar aos participantes a situação da Previdência e apontar solução para os problemas do sistema

O Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizou no dia 07 de novembro, uma mesa redonda na Assembleia Legislativa de Goiás sobre a fundamentação técnica de Proposta das Centrais Sindicais para Reforma da Previdência Social

A economista, supervisora técnica do DIEESE, Leila Brito afirmou que o objetivo do evento foi apresentar os principais elementos sobre a situação da Previdência e apontar as possíveis propostas de solução dos problemas do sistema, mediante a reforma previdenciária num contexto de ajuste fiscal e contribuir com o debate em pauta.

O presidente do SENGE-GO, Gerson Tertuliano participou da discussão juntamente com a gerente de expansão e relacionamento, Joelma Whikichan. A nota técnica de número 163 do DIEESE abordada durante o evento esclarece que as Centrais Sindicais discutem os problemas da Previdência Social, embora não considerem que isso levará a soluções de curto prazo para os problemas econômicos e fiscais do país, como quer fazer acreditar o governo. Elas acreditam que a Previdência faz parte da Seguridade Social, que com múltiplas fontes de arrecadação é superavitária.

Assim, existe uma grande divergência quanto ao diagnóstico feito pelo governo. O debate mostrou aos presentes que as Centrais Sindicais estão cientes do seu papel e ofereceram sugestões de aumento de arrecadação e melhoria de gestão previdenciária. Tudo isso no esforço em contribuir com as contas públicas e na estratégia em se pensar na sustentabilidade em longo prazo na Previdência, sem passar, é claro, como explica a nota, na redução dos direitos de proteção social.

Como propôs a economista Leila Brito, o intuito da mesa foi colaborar com o debate contando com a participação dos trabalhadores e organizações sindicais.