O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE-GO) realizou, no auditório da entidade, sua reunião ordinária com a presença da maioria da Direção. Presidida pelo presidente, Gerson Tertuliano, que destacou a importância da participação ativa das engenheiras e engenheiros, abrindo o encontro com os informes gerais e conduzindo a pauta central do encontro.
Após informes, o primeiro ponto tratado foi o andamento dos acordos coletivos de trabalho, tanto nas empresas públicas quanto no setor privado. Em relação às negociações com a Prefeitura de Goiânia, a Direção deliberou pela realização de reunião com o prefeito para buscar avanços concretos, incluindo o atendimento a demandas como o desmembramento das engenharias no município.
Outro destaque foi a preocupação apresentada pelo presidente sobre a expansão das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no saneamento, previstas para 227 municípios goianos. Tertuliano alertou que, “sob a justificativa de modernização, muitas vezes esses processos resultam em privatizações disfarçadas, com impactos negativos: sucateamento de setores estratégicos, elevação de custos e prejuízos diretos à classe trabalhadora, e portanto aos engenheiros”.
“As engenharias estão na linha de frente do desenvolvimento da infraestrutura do Estado e do país, atuando com excelência. O que temos presenciado, no entanto, é um modelo entreguista que ameaça esse papel. Cabe a nós, engenheiros e engenheiras, compreender esse cenário e enfrentá-lo com firmeza”, concluir Tertuliano sobre o papel de embate do SENGE-GO as tentativas de Privatizações de setores estratégicos.
A reunião também reforçou a importância da participação do SENGE-GO nos espaços de representatividade, optando sempre pel o diálogo, o compromisso e a unidade na defesa dos interesses da categoria.Com esse encontro, a Direção reafirma seu compromisso de lutar pela valorização profissional, garantir avanços nos acordos coletivos e defender políticas públicas que priorizem o interesse social e a soberania da engenharia nacional.