No dia 08 de dezembro de 2025, foi realizada a Plenária Final do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás – CREA-GO, reunindo conselheiros, representantes de entidades de classe, instituições de ensino e diversas autoridades, como também profissionais das engenharias. A sessão marcou o encerramento do ano institucional, com deliberações relevantes e reflexões sobre o fortalecimento do Sistema e o papel social da engenharia no Estado de Goiás.
Além dos temas constantes da pauta, a plenária foi marcada pela homenagem aos conselheiros que encerraram seus mandatos. Em nome destes colegas, o conselheiro Ricardo Alcântara realizou pronunciamento, cuja íntegra segue em anexo, destacando valores como ética responsabilidade e compromisso com o interesse público — princípios que orientam a atuação no âmbito do Sistema Profissional. Ricardo Alcântara representou os colegas nesta despedida com discurso que emocionou a plateia pela beleza e pureza de expressão.
Entre outras falas destacamos o pronunciamento do presidente Lamartine, que celebrou a atuação dos conselheiros e profissionais presentes. Também fez uso da palavra o representando as entidades, o conselheiro Fernando Barnabé, indicado pelo CREA para tal. O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás – SENGE-GO, maior entidade de classe representativa da categoria no Estado, endossa as manifestações apresentadas e reafirma a importância da *atuação responsável, qualificada e permanente de seus conselheiros titulares e suplentes, nas plenárias e reuniões do CREA-GO*, contribuindo de forma técnica e institucional para o debate, as deliberações, e o fortalecimento das engenharias.
A sessão também foi marcada por homenagem ao trabalhador Natal Pereira, em razão de sua aposentadoria, após mais de 40 anos de relevantes serviços prestados ao Sistema CREA/CONFEA e à engenharia brasileira, reconhecendo uma trajetória pautada pela dedicação, competência e compromisso com o serviço público.
O SENGE-GO registra seu reconhecimento e parabeniza todas as entidades de classe pela atuação contínua em defesa da engenharia, da valorização profissional e do interesse da sociedade, destacando a importância do diálogo institucional e da participação coletiva nos espaços de representação.
Enquanto entidade de classe viva, atuante e comprometida com as lutas da categoria, o SENGE-GO reafirma que a engenharia é instrumento fundamental de transformação social, capaz de promover o desenvolvimento, viabilizar projetos coletivos e construir o futuro. Onde houver defesa da profissão, valorização do trabalho técnico e compromisso com a sociedade, o sindicato seguirá presente.
Segue em anexo, na integra a: Carta Despedida
Fotos: Disponibilizadas pelo CREA-GO