Notícias

Trabalhando sempre pelos engenheiros

29/06/2021

A função precípua dos sindicatos, sua razão de existir, é a representação coletiva dos engenheiros em sua respectiva base e a defesa de seus direitos, o que se dá, sobretudo, pela ação sindical e negociações nas campanhas salariais. Além disso, as entidades ligadas à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), de forte vocação cidadã, promovem o debate de políticas públicas ligadas à engenharia e ao desenvolvimento nacional, nossa bandeira permanente de luta.

Ilustração

Uma terceira vereda de atuação, porém, tem importância fundamental no trabalho contínuo das entidades: a oferta de atendimento e serviços aos associados.

Entre as várias áreas contempladas nesse esforço, destacam-se algumas que atendem demandas hoje tanto relevantes quanto urgentes, como a qualificação e a colocação no mercado de trabalho. Essas ações visam propiciar as melhores condições para que os profissionais estejam aptos a aproveitar as vagas e chances de prestação de serviços num cenário de retração e muitas dificuldades.

Um exemplo dessa iniciativa em andamento neste momento é a parceria entre a FNE e a Allevant Educação para oferecer o curso “Engenharia e gestão no saneamento utilizando ferramentas BIM”, com descontos exclusivos aos sócios dos sindicatos filiados à federação.

Vislumbra-se a abertura de oportunidades nesse setor com a ampliação do debate sobre a necessidade urgente de universalização de serviços, como água e esgoto, que são essenciais à saúde pública e à dignidade humana. Muita discussão ainda haverá sobre a melhor forma de atingir essa meta e qual o papel do Estado nessa empreitada. No entanto, um ponto é consenso: isso não será feito sem engenheiros qualificados.

Diante desse panorama, abrem-se possibilidades de colocação para aqueles que estiverem atualizados em relação ao marco regulatório vigente e às inovações tecnológicas disponíveis, condição que a FNE pretende propiciar aos seus associados com essa formação de altíssimo nível. Para os que se interessam pela área, vale a pena acompanhar a live que acontece nesta quinta-feira (1º/7), a partir das 18h, com transmissão pela página da federação no Facebook .

Em suma, sem perder de vista nossa meta de retomar o crescimento econômico com distribuição de renda e melhoria das condições de vida para todos, estamos focados na batalha para apoiar os engenheiros da melhor maneira possível neste momento econômico desafiador.

Murilo Pinheiro – Presidente FNE



Veja outras publicações
GOIÂNIA
(62) 3251-8181 / (62) 3251-8967
Avenida Portugal, 482
Setor Oeste - CEP: 74140-020
ANÁPOLIS
(62) 3976-1491
Av. Franklin Roosevelt, Qd G-2 Lt 6
St. Nossa Senhora D Abadia - CEP: 75120-460