A mais nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), traz propostas à agricultura, considerada decisiva para a economia nacional e balança de pagamentos.
Baseado em nota técnica do pesquisador Paulo Cruvinel, o capítulo sobre o tema defende estímulo para que o setor possa crescer, com sustentabilidade socioambiental e ganho de valor agregado. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de dar prioridade à segurança alimentar dos brasileiros, com foco na eliminação da fome que aflige milhões de brasileiros.
Entre os pontos principais, o documento destaca:
• O grande desafio nacional é assegurar a prosperidade – em acordo com as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) – da agropecuária brasileira em seus principais modos de produção: orgânico, familiar, agroflorestal e de escala e amplamente tecnificada.
• As metas são garantir segurança alimentar no mundo, mas sobretudo e em caráter de urgência no Brasil, propiciando condições para que a população em todas as regiões tenha acesso a nutrição adequada, erradicando-se a fome no País.
• Ponto fundamental é tornar o agronegócio cada vez mais dinâmico e avançado tecnologicamente, ampliando e qualificando sua participação na geração de riqueza no País.
• O incentivo ao agronegócio precisa se dar em estreita observação à proteção dos biomas e com foco no uso racional de recursos cada vez mais escassos, como água e terra.
Hora de avançar
Intitulada “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, a publicação aborda os temas ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização; agropecuária; energia; habitação e desenvolvimento urbano; mobilidade; engenharia de manutenção; e ensino de engenharia.
O documento será lançado durante seminário no dia 6 de março, a partir das 8h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25 – Bela Vista. O evento terá participação de especialistas e autoridades, entre as quais, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O projeto
Criado em 2006 pela FNE, o “Cresce Brasil” é o instrumento de elaboração e mobilização da entidade em prol do desenvolvimento nacional. Chegando agora à sua décima edição, o projeto vem discutindo aspectos diversos da situação socioeconômica nacional a partir da visão da engenharia. Entre os temas já abordados, estão a retomada das obras públicas paralisadas, resgate da indústria, cidades, regiões metropolitanas e Engenharia de Manutenção.
Fonte: Federação Nacional dos Engenheiros
|